Av. Itaguassu, 9, Aparecida - SP reservas@hotelportodosmilagres.com.br (12) 99668-8964 | (12) 3105-5644 ou 3108-2080

Caeté e Aparecida ligarão maior caminho religioso do Brasil


O maior caminho religioso do Brasil ligará o Santuário de N. Senhora da Piedade, em Caeté (MG), ao Santuário de Aparecida (SP)

Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e desenvolvido pela Secretaria de Estado Turismo de Minas Gerais, junto com o Instituto Estrada Real (IER), o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) será a maior rota de turismo religioso do Brasil.

Passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros. O trajeto passa por 38 cidades mineiras e paulistas e poderá ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículos off-road

O Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, ressalta que desde o período colonial, Minas Gerais sempre deu grande valor ao turismo religioso. “Estamos trabalhando para que o setor continue crescendo e atraindo cada vez mais turistas para Minas Gerais”, complementa.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté/MG

Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida/SP

Onde tudo começou

Toda história surgiu em 2001, quando dois caminhantes, com apoio do Instituto Estrada Real (IER) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), percorreram, em 36 dias, toda a Estrada Real, identificando as principais necessidades para a consolidação do Caminho Real.

Entre 2002 e 2004, depois de rigoroso levantamento e demarcação, foram fixados os marcos sinalizadores. O trajeto pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou 4×4 off road.
A demarcação para a nova rota de peregrinação entre os santuários cruza 38 municípios e mais de 60 distritos, cada um com pelo menos uma igreja.

Veja também: O Circuito Religioso do Brasil fica bem aqui

Uma tradição

A tradição milenar das longas peregrinações é associada tanto à purificação da alma mediante a penitência, o oferecimento e a ação de graças quanto à renovação do corpo e da mente mediante o esforço físico e a experiência de autoconhecimento. O percurso mais famoso do mundo católico é o Caminho de Santiago, que leva os peregrinos da região fronteiriça entre França e Espanha até Santiago de Compostela, na comunidade autônoma espanhola da Galícia.

No Brasil, a Estrada Real é a junção de rotas da era colonial usadas para levar até o Rio de Janeiro os diamantes e o ouro extraídos das Minas Gerais. Já aproveitado há vários anos por aventureiros e caminhantes, o percurso tem promovido o turismo nas regiões atravessadas pelas rotas e agora ganha novos recursos estruturais para aumentar a segurança e o conforto, como quiosques de apoio, sinalização e cuidados voltados à acessibilidade.

Opção de turismo e peregrinação

O Caminho Religioso é também uma opção de turismo e peregrinação com prestação de serviços para atender os visitantes/peregrinos em uma única viagem ou por etapas, conforme a disponibilidade. “O turista pode iniciar a rota de qualquer ponto e percorrer os trechos que desejar, não sendo obrigatório realizar todo o caminho de uma só vez”, explica Eberhard Hans Aichinger, representante da Sacrum Brasilidades, empresa gestora do CRER.

Estadão

O CRER será aberto oficialmente com a Romaria 550 – Peregrinos já podem se inscrever para a Romaria 550 – rota que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil-  que, no dia 3 de setembro, partirá do Santuário da Piedade, chegando com os demais participantes, podendo ser, cavaleiros, ciclistas e pilotos de off-road, no dia 9 de outubro, ao Santuário Nacional de Aparecida.

No Santuário Nacional, será celebrada a missa solene em recepção aos romeiros e ao reconhecimento do CRER. Nesta data também se comemora os 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O turista poderá adquirir um passaporte e marcá-lo em cada cidade por onde passar. Ao fim, em Aparecida ou Caeté, o peregrino receberá um certificado de conclusão de todo o percurso.

Veja também: Programação da festa de Aparecida 2017

O Hotel Porto dos Milagres, localizado neste Roteiro da Fé, na cidade de Aparecida, é uma ótima opção de hospedagem para descansar durante o passeio turístico por uma região com inúmeros roteiros que contemplam vistas maravilhosas, como a Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra da Bocaina, é possível conhecer peculiaridades religiosas, históricas e rurais, que são encontradas no Vale do Paraíba.

Venha conhecer nosso Hotel. Você vai se encantar com a beleza, o clima agradável de fé e devoção ao lado do Rio Paraíba do Sul, lugar do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *