Av. Itaguassu, 9, Aparecida - SP reservas@hotelportodosmilagres.com.br (12) 99668-8964 | (12) 3105-5644 ou 3108-2080

Como organizar uma palestra; veja os cinco passos

Cinco fatores  para organizar uma palestra de qualidade.

Por André Cunha, especialista em comunicação

Para organizar uma palestra de qualidade é preciso se colocar no lugar de quem vai ouvi-la. Pensar em como as pessoas gostariam de estar no momento da colocação, onde, com quem e o que elas gostaria de ouvir sobre determinado tema. Isto porque uma palestra de qualidade não tem só conteúdo; ela demanda infraestrutura que proporcione às pessoas um ambiente propício para o aprendizado.

Portanto, para que sua palestra alcance seu objetivo, nós elencamos cinco fatores essenciais para tal. Veja a lista:

  1. 1) Escolha um local adequado ao público

Como dito, o público deve motivar todo o evento e determinar qual o ambiente escolher. O local deve ser bonito, bem arrumado, com ventilação, equipado com recursos multimídia, cadeiras confortáveis e iluminação apropriada ao que será apresentado. Hotéis são, na maioria das vezes, excelente opções, pois oferecem espaço de palestras, ambientes receptivos, banheiros e espaços para refeições.

2) Apoie-se nos recursos audiovisuais

Nosso cérebro registra melhor as informações quando conectamos os cinco sentidos.do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato. Uma informação que chega até nós pelos ouvidos, acompanhada de imagens, tem melhor registro na memória, facilita a aprendizagem e, posteriormente, a transmissão do conhecimento. Logo, apoie-se em recursos audiovisuais disponíveis: fotos, gráficos, músicas, vídeos e etc. Mas, cuidado! O equilíbrio é sempre a melhor opção. Não exagere. Lembre-se que estes recursos são apenas um apoio, e que as pessoas esperam que você transmita o conhecimento. Sua fala é a principal atração!

3) Atente-se para a linguagem

Mais uma vez: qual é o seu público? A partir desta resposta, adapte sua linguagem a ele, faça um discernimento a respeito de quais palavras usar. Analise: será uma fala formal ou informal? Será possível diversificar o vocabulário? Dedique uma atenção especial às gírias. Elas nem sempre são bem-vindas em palestras. Então, avalie bem e treine, se for o caso, para não usar tantas gírias, ou nenhuma, dependendo das circunstâncias. Outro cuidado que devemos ter é quanto aos vícios de linguagem (né, ok, então, tipo assim, ou seja…). Estes vícios com certeza devem ser evitados. Uma forma de driblá-los é treinando sinônimos das palavras, evitando assim, cair em repetições.

4) Organize sua palestra

Está organização é relativa ao conteúdo. Você tem muitas maneiras de fazer isso. Em todas, o objetivo é bem simples: clareza na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Por vezes, palestrantes falam de forma tão desorganizada que, ao final do evento, não sabemos mais o que eles que quiseram transmitir. Então, organize-se para que sua palestra tenha começo, meio e fim. Quando concluir, tenha a delicadeza de “amarrar” o conteúdo para o público, facilitando, desta maneira, o aprendizado.

5) Trabalhe seu dom

Transmitir conhecimento é um dom! Isto vale para palestrantes, professores, educadores em geral, pais, padres e pastores, enfim, qualquer pessoa que queira ensinar. Antes de palestrar, deve-se ter o cuidado de avaliar-se e verificar se há um preparo para tal missão. Fazer uma palestra demanda conhecimento aprofundado e capacidade para transmiti-lo com clareza. Portanto, muito treinamento é preciso para chegar ao objetivo que se deseja.

Aqui vai algumas dicas neste sentido: estude para você mesmo; absorva, aprenda, ensine a você mesmo. Treine em casa, com seus amigos e/ou familiares. Controle as emoções, visto que o nervosismo pode atrapalhar seu desempenho. Fale com articulação, não engula as letras e as sílabas, pronuncie as palavras como elas são. Conte com a ajuda de outras pessoas,de preferência quem já está no ramo a mais tempo, e atente-se às avaliações, não tendo medo de ser corrigido; a correção é o seu caminho de aperfeiçoamento. Depois disto, fique tranquilo, pois, com certeza, vocês estará dando seu melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *