Av. Itaguassu, 9, Aparecida - SP reservas@hotelportodosmilagres.com.br (12) 99668-8964 | (12) 3105-5644 ou 3108-2080

Pontos turísticos de Aparecida do Norte/SP


Conheça alguns dos pontos turísticos de Aparecida do Norte e se encante com está linda cidade.

A história da cidade de Aparecida do Norte, localizada no Vale do Paraíba,  está diretamente ligada com a história da imagem da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida – que deu origem a toda esta trajetória de fé e devoção, levando atualmente, milhares de fiéis a visitar o Santuário Nacional.

Passarela da fé

A Passarela da Fé foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 1971, e no dia 1º de janeiro de 1972 foi dada uma bênção seguida pela primeira procissão com a Imagem milagrosa. A estrutura da Passarela foi construída para oferecer acesso entre a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha, e o Santuário Nacional, conhecida por Basílica Nova.  A Passarela da Fé possui 392,2 metros de comprimento, e sua parte mais alta está a 35,52 metros do chão.

Bondinho

Foto: A12

Os bondinhos aéreos foram inaugurados oficialmente em 25 de julho de 2014. A obra levou cerca de um ano e meio para ser concluída, conta com 47 cabines de capacidade unitária para seis pessoas, em uma extensão aproximada de 1.170m sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra, vencendo um desnível de 115m. Os embarques e desembarques são realizados tanto na Estação Santuário, localizada no Santuário Nacional, quanto na Estação Cruzeiro, no Morro do Cruzeiro. No local é possível ter acesso ao Mirante do Morro do Cruzeiro, que oferece uma bela vista de Aparecida e regiões circunvizinhas.

Centro de Apoio ao Romeiro

Foto: A12

Localizado no pátio do Santuário Nacional, o Centro de Apoio ao Romeiro foi inaugurado em 30 de maio de 1998, com o objetivo de oferecer comodidade, acolhimento e lazer aos visitantes. Possui duas Praças de alimentação e lojas, onde se podem comprar todos os tipos de lembranças. A estrutura ainda conta com fraldário, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, terminais bancários, aquário, parque de diversões, etc.

Espaço Devotos Mirins

Foto: Thiago Leon

O Espaço Devotos Mirins contempla vários locais para tirar fotos como: o ônibus da Turminha, o Cantinho da Mãezinha Aparecida com orações, quebra-cabeça, balcão da Revista Devotos Mirins e de produtos, além de histórias em quadrinho por todo o local e um palco para apresentações dos personagens. Localizado no piso inferior da Basílica de Aparecida, o Espaço Devotos Mirins é aberto ao público diariamente. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para visitação e, nos sábados, domingos e feriados, o mesmo horário, mas com apresentação dos personagens Devotos Mirins.

Museu de Cera

Foto: A12

O Museu de Cera Nossa Senhora Aparecida foi projetado para oferecer aos devotos, por meio das 61 peças de cera em seus 20 cenários diferentes, um retorno ao passado da devoção à Padroeira do Brasil, como também lançar um olhar para os acontecimentos mais recentes. Também são homenageadas pessoas ligadas à história da Mãe Aparecida, como Padre e Bispos que atuaram na evangelização ao longo dos anos de história e personalidades que já demonstraram sua fé publicamente visitando o Santuário Nacional.

Leia também: O Circuito Religioso do Brasil fica bem aqui

Matriz Basílica

Foto: A12

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou entre 1717 e 1732, nas paragens do Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçú. Em 1732, Filipe Pedroso, um dos pescadores presentes no encontro da Imagem, entregou-a a seu filho Atanásio que lhe construiu o primeiro oratório aberto ao público. Naquele oratório aconteceu o milagre das velas que despertou maior expansão na devoção a Nossa Senhora da Conceição sob o novo título de Aparecida.

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta: 6h às 20h
Sexta-feira / Sábado / Domingo: 6h ÀS 21h

Porto Itaguassu

Foto: A12

Itaguassu quer dizer – Pedra Grande em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e por isso recebe grande número de visitantes.

Horário:
Segunda à Sexta-Feira:
 06h às 18h
Sábado e Domingo: 06h às 18h

Leia também: A história de Nossa Senhora começa aqui

Mirante

Foto: A12

Localizado no 18º andar da Torre Brasília, possui 324 metros quadrados, é possível observar grande parte do Vale do Paraíba, bem como oferece visão privilegiada do Rio Paraíba e da Rodovia Presidente Dutra que corta a cidade de Aparecida.

Horário:
Segunda a sexta-feira das 9h às 16h30
Sábados das 7h às 18h
Domingo das 7h às 15h30
Feriados das 8h às 16h30

Cine Padroeira

 

(Foto: Filipe Rodrigues/G1)

A experiência do Cine Padroeira começa nos assentos para o público. Eles são de madeira para que o espectador se sinta em uma canoa, como a utilizada pelos pescadores que encontraram a Santa no Rio Paraíba do Sul em 1.717. As paredes simulam a vegetação próxima ao rio. Quando o filme começa é possível notar o efeito das cinco telas em ação. Há um telão central, onde o tema do filme é reproduzido. As telas laterais servem para mostrar detalhes. Quando há diálogos, por exemplo, a tela central mostra o local de forma ampla. As telas da esquerda e direita mostram detalhes do rosto dos interlocutores. Uma quarta tela fica na parte inferior da cena para dar proximidade ao espectador. Mas e a quinta tela? A principal função dela é dar a sensação de 3D sem a necessidade dos óculos. O tule, como é chamado, ocupa todos os 18 metros de largura e fica à frente das demais telas. Por isso, quando é acionado, como em cenas de chuva, dá a impressão de cinema em três dimensões.

Sala das Promessas

Foto: A12

Os devotos de Nossa Senhora Aparecida vem ao Santuário  Nacional para pedir e agradecer por graças recebidas, e uma das formas de  homenagem é trazer ex-votos (palavra que deriva da expressão “ex-voto suscepto”, que significa “por um voto alcançado”, em  latim) . A Sala das Promessas foi feita para receber todos esses  ex-votos, que são objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé dos devotos, que  são formas de homenagear e demonstrar a devoção à Mãe Aparecida. A Sala das Promessas, também conhecida como “Sala dos  Milagres”, fica no subsolo do Santuário Nacional e é o segundo lugar mais  visitado da Casa da Mãe Aparecida.

O Hotel Porto dos Milagres, localizado neste Roteiro da Fé, às margens do Porto Itaguassu, local onde foi encontrado a imagem de Nossa Senhora Aparecida,  é uma ótima opção de hospedagem para descansar durante o passeio turístico por uma região com inúmeros roteiros que contemplam vistas maravilhosas, como a Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra da Bocaina, é possível conhecer peculiaridades religiosas, históricas e rurais, que são encontradas no Vale do Paraíba.

Venha conhecer nosso Hotel. Você vai se encantar com a beleza, o clima agradável de fé e devoção ao lado do Rio Paraíba do Sul, lugar do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *