Av. Itaguassu, 9, Aparecida - SP reservas@hotelportodosmilagres.com.br (12) 99668-8964 | (12) 3105-5644 ou 3108-2080

Programação da festa de aparecida 2017


Confira como será a Programação da festa de aparecida 2017

Há 300 anos atrás – em 1717 – dois pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba do Sul, um curso de água que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, uma imagem quebrada que viria a transformar a fé de toda uma nação.

leia mais: A história de Nossa Senhora começa aqui

A festa da Padroeira do Brasil no Santuário Nacional

Com 60 dias para a Festa da Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida se prepara para celebrar os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora. A comemoração, que chegará a seu ápice no dia 12 de outubro, está em sua fase final de preparação.

Na Esplanada João Paulo II, um relógio na frente da Basílica marca, desde dezembro de 2016, o tempo que resta até as comemorações jubilares, o que tem contribuído para fomentar o clima de celebração. “A medida que o tempo vai passando, vai aumentando a expectativa para a apoteose do Jubileu, a festa do dia 12 de outubro. Esses preparativos que agora chegam na reta final criaram este espírito festivo”, explica o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Em setembro, será dado o pontapé inicial nas atividades, com uma procissão e celebração pelas principais ruas da cidade de Aparecida/SP. A caminhada acontecerá no dia 8 do próximo mês e deve passar pelos principais pontos onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi venerada de 1717 a 1745, quando finalmente foi construída uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. A chegada acontece na Matriz-Basílica, onde haverá uma vigília mariana.

A novena que antecede a solenidade também está com novidades para este ano. Diferentemente das outras edições, em 2017 as cerimônias litúrgicas vão começar no dia 1º de outubro já com uma alvorada às 05h, logo após uma missa e procissão mariana. Os dias de festa também foram estendidos de 10 a 12 de outubro, somando 72 horas de comemorações. A expectativa é de que só no dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, cerca de 200 mil peregrinos passem pelo Santuário Nacional.

Para acolher o grande número de romeiros, 50 equipes trabalham desde maio deste ano nos preparativos para a Novena e Festa. No momento, as atividades se concentram na finalização dos últimos dias da extensa programação.

Santuário Nacional inicia credenciamento de concelebrantes para missa solene da Festa da Padroeira do Brasil

Os sacerdotes e diáconos que desejarem concelebrar a missa solene do dia 12 de outubro, que acontece às 9h30 no Santuário Nacional, devem realizar um credenciamento prévio na Secretaria de Pastoral . O cadastro se iniciou nesta última terça-feira (1) e segue até às 17h do dia 29 de setembro.

A solicitação deve ser feita de segunda a sexta-feira em horário comercial (das 8h às 17h). As vagas são limitadas por conta do espaço.

Para se cadastrar, é preciso comprovar o vínculo eclesial. O contato é feito com a Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional nos telefones (12) 3104-1690, (12) 3104-1692, (12) 3104-1693, (12) 3104-1696 e (12) 3104-1697.

(Foto: Thiago Leon)

Segundo Padre João Batista de Almeida, C.Ss.R, Reitor do Santuário Nacional, a expectativa é de que a novena seja feita por momentos especiais de oração e de que os encontros propostos sejam restauradores de vida, recuperadores de dignidades perdidas e libertadores de escravidão assim como tem sido a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida nestes 300 anos.

Imagem fac símile da Padroeira

Desde o ano de 2014 uma Imagem fac símile da Padroeira é enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas visitam as capitais do país, que estão recebendo a visita da imagem peregrina, para recolher uma porção de terra que irá compor a coroa especial de Nossa Senhora Aparecida.

Dentre as obras que homenageiam o tricentenário da Mãe Aparecida está o Campanário com sinos fabricados na Holanda e a grandiosa Cúpula da Basílica, que será inaugurada no dia 11 de outubro de 2017.

Shows especiais

No 6° dia da Festa da Padroeira do Brasil, que começa oficialmente no dia 1° de outubro, acontece o primeiro show do evento, o show Grupo Genrosso acontecerá no Centro de Eventos às 20h30, após toda a programação diária com alvorada, missas e acolhida.

E no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, o show pirotécnico encerra a festa da Padroeira às 23h prometendo emocionar e marcar a vida dos fiéis ainda mais.

Procissão Memória para o Porto Itaguaçu

Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e por isso acontecerá, no dia 11 de outubro, às 20h30 uma procissão em direção a este local abençoado que deu inicio a toda história de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Foto: A12

Você confere aqui a programação completa dada pelo site oficial do Santuário Nacional de Aparecida.

O Hotel Porto dos Milagres está localizado ás margens do Porto Itaguaçu

O Hotel Porto dos Milagres, localizado neste Roteiro da Fé, às margens do Porto Itaguaçu, local onde foi encontrado a imagem de Nossa Senhora Aparecida,  é uma ótima opção de hospedagem para descansar durante o passeio turístico por uma região com inúmeros roteiros que contemplam vistas maravilhosas, como a Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra da Bocaina, é possível conhecer peculiaridades religiosas, históricas e rurais, que são encontradas no Vale do Paraíba.

Venha conhecer nosso Hotel. Você vai se encantar com a beleza, o clima agradável de fé e devoção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *